Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

E quando estar em forma é ter uma barriga invejável?

Com a chegada do Verão, chega também a vontade de andar ao léu. Pernas à mostra, braços também e... a barriga por vezes. Se o Inverno permite acumular e disfarçar, o Verão tem esta crueldade. Hoje ficam alguns cuidados para ter ou tentar ter aquela barriga de sonho.

Quando refiro barriga de sonho, refiro-me a barriga lisa ou mais ainda... com abdominais a verem-se. Não quero com isto referir que todas as outras não sejam sexy, atraentes ou confortáveis. Este artigo é para aqueles que preferem as primeiras.

- Aumente a ingestão de fibras e água – Um intestino lento aumenta a distensão abdominal e provoca desconforto. Beba água. 8 copos por dia. No mínimo.

- Pratique actividade física – Queima calorias e ajuda o corpo a manter-se a funcionar. Devem ser praticados com frequência associando-se exercícios aeróbicos (para activar a circulação e gastar calorias) a exercícios localizados (para enrijecer a região abdominal). Em casa, por exemplo, ou a correr.

- Fraccione bem a dieta – O corpo não consegue processar grandes quantidades de alimentos de cada vez. Refeições pouco volumosas e várias. (6 por exemplo)

- Mastigue devagar – Quando come depressa, o cérebro além de demorar mais tempo a registar a sensação de saciedade, engole ar. Ou pelo menos engole mais ar do que se mastigasse devagar. E ar provoca distensão abdominal. E mastigar devagar permite saborear melhor a comida.

-  Evite certos alimentos – Alimentos que formem ar (sumos com gás, feijão, enlatados, carnes vermelhas) pela distensão que provocam. Alimentos gordurosos porque pela digestão mais lenta que têm ficam mais tempo no estômago e trato intestinal, logo aumentam o seu volume.

- Não abuse do sal – Pela retenção de água que provoca. E porque a digestão é também ela mais lenta.

- Cuidado com o leite – Se achar que está com mais “ar” no intestino do que habitual, experimente retirar o leite por uns dias. Algumas pessoas têm intolerância à lactose.

- Cuidado com alguns adoçantes – O sorbitol fermenta no corpo e provoca ar. Este ar provoca distensão. Tal como adoçantes, alguns alimentos como frutas secas, ameixa seca, banana também têm este composto que fermenta.

- Beba muita água, mas não às refeições – Porque facilita o trânsito intestinal e promove a hidratação. Evite, no entanto, beber água às refeições. Distende o estômago e faz com que a mesma quantidade de comida ocupe mais espaço, provocando assim a distensão indesejada.

- Guarde as refeições mais leves para o jantar – O nosso metabolismo é mais reduzido à noite. Por isso mesmo devemos ingerir menos calorias nesta altura do dia. Evite hidratos de carbono em excesso. E logicamente: evite comer em excesso.

- Não desaperte as calças – Por estranho que pareça, ao desapertar as calças a seguir a uma refeição, está a colocar os músculos abdominais sobre tensão, levando a que estes se distendam.

Pode parecer repetição, mas como sempre, moderação é a palavra-chave.

 

Até para a semana, tenham bom sexo e ainda mais cuidado!

Sempre vosso, Enfº Carlos Camisão

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.