Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Para director do Sol, em Portugal casamento “é entre um homem e uma mulher”

A mais recente crónica do director do semanário Sol está a levantar polémica nas redes sociais. No Facebook, o grupo de pessoas que apela ao boicote ao jornal na próxima sexta-feira já ultrapassou as 1.500 pessoas. Em causa está o texto Dois Maridos onde José António Saraiva analisa o alegado caso de agressão de Jorge Nuno de Sá (ex-deputado do PSD) a Carlos Yanez, avançado pelo Diário de Notícias no início deste mês. O casal, entretanto, separou-se. "Mas os gays, que travaram uma luta tão grande, tão longa e tão dura para poderem casar-se, separam-se afinal com a mesma facilidade dos outros casais? Não seria normal que, pelo menos nos primeiros tempos de vigência da nova lei, procurassem ser exemplares, até para provarem aos opositores que as suas convicções eram fortes e sua luta era justa?", questiona José António Saraiva.

"Por essas e por outras, numa recente entrevista a Manuel Luís Goucha reafirmei a minha oposição aos casamentos homossexuais. 'O casamento é entre um homem e uma mulher', respondi". No mesmo texto José António Saraiva acrescenta: "Claro que dois homens podem viver juntos – sejam irmãos, amigos, companheiros ou sócios em qualquer coisa. Como duas mulheres podem viver juntas, por variadíssimas razões. E é justo que as pessoas que vivem juntas tenham certos direitos em comum. Mas, para isso, não é necessário pôr em causa as nossas referências nem baralhar os nossos pobres espíritos".

Ao longo do artigo José António Saraiva escreve casal com aspas para se referir a um casal de pessoas do mesmo sexo. "Confesso que, até ao dia de escrever este texto, não me tinha debruçado sobre o modo como deverão tratar-se os dois membros de um 'casal' homossexual. Será correcto falar de 'dois maridos' ou de 'duas esposas'?

Já em 2009 José António Saraiva tinha escrito um texto, intitulado A Homossexualidade está na Moda?, em que, a propósito da defesa de José Sócrates do casamento entre pessoas do mesmo sexo, relatava: "Julgo que, para esta abertura de Sócrates aos novos ventos, muito contribuiu a sua relação com Fernanda Câncio". Na mesma crónica, o director do Sol recorda a sua passagem pelo bairro gay de Paris e analisa a homossexualidade enquanto "propensão genética", "fenómeno de moda ou de imitação".

 

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    António 25.08.2011 11:44

    A homossexualidade está documentada em mais de 450 espécies. Não percebo quem é que veio e definiu esse seu conceito "desde cedo".

    Em contrapartida, a homofobia só está documentada numa (e todos sabemos qual).


    Diga-me lá o que é natural.
  • Sem imagem de perfil

    Rui 11.04.2012 18:59

    O canibalismo também é documentado noutras tantas espécies, na nossa, inclusive! Se formos por essa ordem de ideias, para ti, também não há problema!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.