Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

O que deve ficar a saber e o que pode fazer no Dia Mundial de Luta contra a Sida (com vídeos)

Dia 1 de Dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a Sida. Só em 2010 morreram 1,8 milhões de pessoas devido ao vírus da imunodeficiência humana (VIH) e foram registadas cerca de 2,7 milhões de novas infecções.

 

Actualmente estima-se que haja 34 milhões de pessoas portadoras de VIH, isto é, mais do que toda a população de Portugal multiplicada por três. Apesar dos significativos avanços da medicina e das campanhas de sensibilização o preconceito e o estigma relacionados com a doença permanecem.

 

30 anos depois dos primeiros casos detectados, em 2011 este dia assinala-se sob o tema  “Zero novas infecções, Zero pessoas discriminadas e Zero mortes relacionadas com a infecção HIV”.

 

Estas são algumas das iniciativas previstas para assinalar esta data:

 

Funchal

1 de Dezembro, durante o dia

Acção de sensibilização no Centro Comercial Dolce Vita: Sentir o calor de um Abraço (Organização Abraço)

 

 

Lisboa

1 de Dezembro, entre as 11h00 e as 12h00

Intervenção Urbana “O VIH NÃO SE VÊ”

Praça D. Pedro IV, Rossio, A associação Abraço mobilizará pessoas que vestirão uma T-shirt com a frase “O VIH NÃO SE VÊ!” e ficarão ligadas entre si com uma fita vermelha. Quem quiser, poderá também ter os seus olhos vendados, simbolizando num duplo sentido a invisibilidade do VIH. Esta acção conta com o apoio da “The Body Shop Portugal.

 

1 de Dezembro, 21h00

XIXª Gala Abraço, em homenagem a Carlos Castro

Teatro São Luiz

A primeira Gala dos Travestis sem Carlos Castro, ficou marcada pela polémica relacionada com a mudança de perfil da gala e com a alegada falta de participação de travestis. A organização, no entanto, veio anunciar as presenças de várias figuras públicas e de artistas da arte do transformismo, a saber:  Bernardo Sassetti, Carlão, Carminho, Coro Godspell, Eva Barros, Fábia Rebordão, Grupo Finalmente Club, Grupo Mister Gay, Homens da Luta, José Carlos Malato, José Castelo Branco, JP Simões, Margarida Pinto Correia, os actores dos Morangos com Açúcar (António Camelier, Ana Varela, Ivo Lucas, Marta Gil, Ruth Teixeira, Pedro Ferreira, Anita Costa, Susana Jordão), Pedro Moutinho, Ricardo Sá, Rita Pereira, Rita Redshoes, Susana Mastroiany, Tiago Careto & Débora Leitão (Dueto de Bailarinos, com coreografia de Paula Careto), Tim, entre outros.

 

 

Porto

1 de Dezembro, entre as 11h00 e as 12h00,

Intervenção Urbana “O VIH NÃO SE VÊ”

Em simultâneo com a iniciativa do Rossio a Abraço irá promover uma acção na Praça Gomes Teixeira (em frente à Reitoria).

 

1 de Dezembro, 22h00

1ª Gala da Associação CASA

Rua de Santa Catarina, 1538

A associação portuense descreve o evento como “um momento de convívio com apresentação das mais diversas artes performativas, que passarão pelo Canto, Dança, Teatro, Ilusionismo e Transformismo. No fim da Gala será efectuada uma Homenagem de Carreira e entregue o respectivo troféu a... uma personalidade que se distinguiu, ao logo da vida, pela luta pela Universalidade do Direito à Felicidade.”

Entrada livre

 

 

A nível nacional

A Liga Portuguesa Contra a Sida, que este Verão comemorou 20 anos, lança um vídeo de sensibilização e divulgação das suas actividades, a que chama de Vídeo Viral:

 

No entanto, nem tudo são boas notícias para a LPCS. Soube-se hoje que a Linha Sida, um serviço gratuito de aconselhamento sobre questões relacionadas com a doença, vai acabar 13 anos depois do lançamento devido ao reduzido número de chamadas e por existirem alternativas ao serviço.

 

A nível internacional



O vídeo da Federação Estatal de Lésbicas, Gays, Transexuais e Bissexuais de Espanha (FELGTB), procura a cumplicidade do espectador e pede-lhe que supere a passividade e passe à acção.

 

UNAIDS, a Agência das Nações Unidas para o combate ao VIH/Sida, convida todas as pessoas a serem activistas pelo lema "Zero novas infecções, Zero pessoas discriminadas e Zero mortes relacionadas com a infecção HIV". O vídeo onde aparece a cantora Annie Lenox conta com o apoio da loja The Body Shop e do fotógrafo Rankin.

 

A mensagem do primeiro-ministro britânico David Cameron neste dia. Conceitos a reter: Reflexão, Agir e Esperança.

 

Campanha vídeo do Ministério da Saúde Brasileiro.

 

Em actualização: Envie a sua sugestão de eventos relacionados com o Dia Mundial de Luta Contra a Sida para: dezanovept@gmail.com

 

Já segues o dezanove no Facebook?

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 01.12.2011 15:21

    Às tantas, Joaquim Pereira, convinha a Rede Positivo fazer o trabalho de casa e divulgar-se.
    De qualquer forma, estabelecerem-se numa rede como a Ning, na era do Facebook, já é uma asneira.
  • Sem imagem de perfil

    Joaquim Pereira 01.12.2011 20:16

    A Rede Positivo tem, também facebook ... a rede rege-se por critérios independentes, coerentes, justos e sigilosos!

    Na rede acima referida, as grandes associações têm conhecimento da sua existência. A Rede Positivo não precisa de se exibir, pois nela ha muitos doentes que necessitam de carinho, amor e cuidados médicos, que são dos valores mais importantes da vida, os quais noutras redes só são lembrados em épocas especiais e não no dia como esta rede o faz.

  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.