Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Afinal em que ficamos: bichas cobardes ou corajosas?

Nasceu há cerca de ano e meio e os textos são escritos de uma forma muito peculiar. Sarcástico na abordagem, as questões (às vezes farpas) são colocadas em forma de interrogação para que os leitores, mais do que respondam, se interroguem sobre o que os rodeia.

E o sub-título justifica o título: “Bichas Cobardes // Ou porque é que o maior problema da comunidade LGBT não são os heteros homofóbicos.”

Na última Marcha do Orgulho LGBT de Lisboa o dezanove.pt encontrou um dos responsáveis pelo blog Bichas Cobardes e quis perceber porque razão foram à marcha com capas de super-heróis com a designação “bichas corajosas”.

 

dezanove: Como é que surgiu esta ideia de criar um blog que se chama Bichas Cobardes e que mensagem pretendem transmitir?

Bichas Cobardes: O blog nasceu da minha frustração em perceber que estava sempre de lidar com a discriminação não fora da comunidade, mas de dentro da própria comunidade LGBT. Eram as pessoas LGBT que eu conhecia que eram contra o activismo, contra as marchas, que fazia piadas contra outros homossexuais ou transexuais. Lembro-me especialmente na altura da morte do Carlos Castro muitos homossexuais fizeram imensas piadas sobre o caso e que perpetuavam o estigma e o preoconceito. E eu tive de falar disso porque na altura fiquei um bocado zangado e decidi que tinha de falar disto porque não vamos chegar a lado nenhum, se nós não mudarmos, o mundo não vai mudar também.

A questão da cobardia tem a ver connosco. “Nós” é que somos as bichas cobardes quando perpetuamos o estigma e a discriminação. Quando apontamos o dedo aos outros e os chamamos de bichas, mas ao mesmo nos consideramos “os gays normais” porque somos “hetero” [acting].

 

E porque razão estão hoje aqui na marcha com umas capas a dizer “bichas corajosas”?

Porque queremos incentivar as pessoas a não terem vergonha de serem como são e virem apoiar a luta pelos direitos que são seus. Não queremos que as pessoas se escondam, mas mostrem a sua energia positiva.

 

E no próximo ano onde é que estes super heróis vão estar?

Vamos estar aqui na Marcha e esperamos cada vez por mais pessoas. E mostrar que as bichas cobardes são o nosso problema.

 

Já segues o dezanove no Facebook?

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.