Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Projecto Educação LGBT chega aos Açores (e podes ajudar a que chegue à tua localidade)

Este ano, pela primeira vez, o Projecto Educação LGBT da rede ex aequo, cujo objectivo é a realização de sessões de esclarecimento sobre os temas da orientação sexual e identidade de género em estabelecimentos de ensino, vai chegar aos Açores. De 21 de Janeiro a 1 de Fevereiro vão realizar-se 35 sessões de esclarecimento deste projecto (PE) na Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, em Angra do Heroísmo, na Terceira.

Estão previstas 34 sessões com alunos e uma sessão com encarregados de educação. Para além disso, dia 18 de Janeiro, haverá uma outra acção de sensibilização do Projecto Inclusão (PI), o primeiro projecto português que combate o bullying nas escolas com material próprio para o efeito, destinada a profissionais dessa escola que trabalham com jovens.

Habitualmente as sessões deste projecto realizadas por outros jovens voluntários e formados pela associação por forma a criar uma maior empatia para com os seus pares estudantes.

No ano lectivo passado, decorreram 34 sessões em dez distritos diferentes do país sensibilizando mais de 1400 profissionais educativos.


 

Como ajudar o Projecto Educação LGBT a chegar mais perto de ti?

Em 2013, e para realizar um maior número de sessões escolas, a rede ex aequo está a solicitar a colaboração da sociedade em geral para apadrinhar (ou amadrinhar) o PE, realizando donativos no valor de 20 euros. A quantia destina-se a comparticipar a realização de sessões pelo país e para o material informativo que é deixado em cada estabelecimento.

 

A rede ex aequo, a associação de jovens LGBT e simpatizantes, comemora em 2013 dez anos de existência. A associação desenvolve trabalho de esclarecimento dos temas LGBT em vários domínios, através do site, do seu fórum, de iniciativas regulares como as reuniões quinzenais em várias cidades do país (neste momento em Aveiro, Coimbra, Lisboa, Porto e Setúbal) e ainda iniciativas esporádicas ao longo do ano como o Acampamento de Verão, os Prémios Média ou as sessões do PE e do PI em ambiente escolar.

 

Ainda este ano, a associação lança uma nova acção de formação, a realizar entre 1 a 3 de Março, em local a divulgar, com vista à formação de jovens activistas que queiram dinamizar actividades da associação nas suas cidades. As actividades consistem em reuniões de esclarecimento, apoio e convívio quinzenais para jovens e outras actividades culturais como ciclos de cinema temáticos. Os interessados entre os 16 e os 30 anos deverão contactar directamente a associação através de e-mail.

 

Já segues o dezanove no Facebook?

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.