Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Lançada petição pela criação do Dia Nacional de Combate à Homofobia

17 de Maio é a data escolhida pelos subscritores de uma petição que pretende ver consagrado de forma oficial em Portugal o Dia Nacional de Combate à Homofobia. A criação deste dia terá de ser feita pela Assembleia da República.

A petição online foi lançada pelos colaboradores do dezanove.pt pretende reunir quatro mil assinaturas que serão dirigidas ao Parlamento com vista à institucionalização do dia que já é assinalado de forma oficial em países como a Bélgica ou o Reino Unido. Em Portugal, a data tem registado o apoio de associações de defesa dos direitos das pessoas LGBT, não existindo nenhum compromisso público por parte das entidades oficiais.

No texto da petição são expostas várias razões que determinam a necessidade de se sensibilizar a sociedade portuguesa para este tema. Um estudo da rede ex aequo e do ISCTE demonstra que  42 por cento dos jovens entre os 12 e os 20 anos já foram vítimas de bullying. Os dados do último Eurobarómetro revelam que a orientação sexual, a par da deficiência, é apontada como o principal motivo para a discriminação em Portugal. A petição pode ser assinada online aqui.

Apenas serão validadas os signatários que inscrevam o seu nome completo, o número de Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão português e depois activem a assinatura através do link recebido na caixa de e-mail.

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.