Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

A primeira campanha vídeo do Governo Português contra o bullying homofóbico

A CIG (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género) acaba de divulgar o novo site de informação e sensibilização para as questões de bullying motivado ódio à orientação sexual e identidade de género. 

O site

http://www.dislikebullyinghomofobico.pt/ contém vários recursos para auxiliar vítimas de violência e agressão ou elucidar aqueles que procuram informação sobre a temática. A campanha assenta ainda num vídeo que já começou a ser divulgado nas redes sociais. 

 

Desde 2004 a proibição de discriminação com fundamento na orientação sexual consta do Artigo 13º da Constituição da República Portuguesa. Também o  Código Penal Português criminaliza, sob «Discriminação Racial, religiosa e sexual»( Artigo 240º), o chamado discurso do ódio, interditando a fundação de associação ou organização ou o desenvolvimento de actividades com o fim de incitar a discriminação ou ódio de alguém ou um grupo com base no sexo, orientação sexual ou identidade de género, bem como a participação nessas actividades ou o apoio, inclusive financeiro, a tais associações.
As motivações homofóbicas são relevantes pelo menos em três outros crimes: homicídio, agressão e ofensa à integridade física qualificada, enquanto circunstâncias agravantes. 

 

 

 

 

Já segues as notícias do dezanove no Facebook?