Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Califórnia: Proposição 8 considerada inconstitucional (vídeo)

A Proposição 8 que pretendia banir os casamentos entre pessoas do mesmo sexo na Califórnia foi hoje declarada inconstitucional.

O juíz federal Vaughn Walker considerou que o impedimento ao casamento entre pessoas do mesmo sexo violava a 14ª clásula relativa à igualdade de protecção da Constituição norte-americana. Esta decisão reabre a possibilidade de gays e lésbicas poderem contrair casamento. 


O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, aplaudiu a decisão que confere "completas protecções legais e as garantias que acredito que todos merecem".


Os casamentos entre pessoas do mesmo sexo são actualmente permitidos em seis estados norte americanos (Massachusetts,  Connecticut, Iowa, Vermont, New Hampshire e Washington, D.C.).


Nos últimos dois anos os activistas pelos direitos dos LGBT travaram uma batalha pela recuperação do acesso ao casamento contando com o apoio de inúmeras figuras públicas norte americanas que ficou conhecida como "NOH8 Campaign".


No entanto, nem os adversários nem os partidários do casamento entre pessoas do mesmo sexo acreditam que esta decisão seja definitiva. Ambos os lados admitem que deverá existir recurso da decisão tomada hoje até ao Supremo Tribunal.


                     

                     

            

Já segues o dezanove no Facebook?

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.