Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Cyberbullying - qual o limite para o humor nas páginas do Facebook?

Lady Mustache 3.jpg

Páginas como Lady Mustache, A Gaja, Rita Maldita, Portugal 420, Dioguinho o noivo encornado, Sensivelmente Idiota, Bruno Nogueira, Ohdiabooo, Lições para tias entre outras utilizam o humor, a ironia e a crítica nos seus posts. Para além da qualidade dos posts e do alcance dos mesmos, o que diferencia umas e outras é o anonimato. 

Enquanto algumas páginas não revelam o(s) autor(es), outras estão ligadas a figuras públicas ou artistas de stand up comedy.

Lady Mustache.jpg

O uso de piadas acerca da alegada orientação sexual ou identidade de género de algumas pessoas é recorrente como mostram alguns prints. Em geral os likes crescem exponencialmente e os comentários dos fãs que se seguem à partilha alinham pela mesma bitola homofóbica, lesbofóbica, bifóbica e transfóbica. Existem comentários de ódio e que incitam inclusive à violência.

Como no Facebook as páginas são auto-moderadas pelos autores, a não ser que exista uma ou várias denúncias, os exemplos de comentários, posts e fotos que incitam ao ódio podem permanecer nos murais de milhares de pessoas durante semanas e semanas.

Dioguinho.jpg

Lady Mustache 2.jpg

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.