Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Vídeo de Lorenzo e Pedro em Lisboa é notícia um pouco por todo o mundo

Lorenzo and Pedro news Lisbon Reaction to Gay Coup

Bastaram 24 horas para o vídeo de Lorenzo e Pedro de mãos dadas nas ruas de Lisboa se tornasse um fenómeno mundial. O vídeo, que tinha como objectivo medir o grau de homofobia dos lisboetas, tem sido destacado pelos média internacionais depois de experiências semelhantes terem obtido resultados bastante diferentes em Moscovo, Kiev e, mais recentemente, em Jerusalém.

A notícia publicada este Domingo no dezanove.pt obteve mais de 300 partilhas e 50 mil visualizações no Facebok.

dezanove Le P.jpg

Depois da notícia no dezanove.pt a história do casal gay português chegou aos sites de informação do país: RTP, TVI24, TSF, DN, Semanário SOL, Dinheiro Vivo, Move Notícias e Jornal I. Nas secções de comentários há bastantes comentários positivos sobre esta demonstração pública de afectos, mas também vários exemplos de ódio e homofobia. Durante o dia Lorenzo e Pedro tiveram tempo de responder a bastantes comentários. Destacamos alguns:

comentários homofobicos dezanove.jpg

Nela Gomes.jpg

lorenzo and Pedro DN.jpg

Mas o casal de youtubers, que protagoniza os episódios semanais do Sexy Funny Kitchen, foi também notícia em vários sites internacionais. PinkNews, Gay Star News, TÊTU, no Guia Gay de São Paulo, no Guia Gay de Floripa, Queerty, LGBT Nation e Towleroad são apenas alguns exemplos.

O site Gay Star News diz que este exemplo nos traz de volta a fé na humanidade. 

Já o PinkNews faz manchete da reacção dos jovens: a experiência deu-lhes mais orgulho do país em que vivem. Lorenzo e Pedro são citados por  consideraram a atitude dos lisboetas como “extraordinariamente positiva”.

A francesa TÊTU destaca na sua versão online que esta experiência social mostra que “o nível de aceitação da homossexualidade em Portugal é muito bom”. E lança a pergunta: para quando o mesmo numa cidade francesa?

O Guia Gay de Floripa e de São Paulo apontam a naturalidade com que o casal foi tratado nas ruas de Lisboa.

No site Towleroad sucede-se os elogios dos leitores ao vídeo bem como à cidade de Lisboa.

O Queerty remata assim a notícia sobre a experiência do casal português: “So let’s all move to Lisbon.”

E no Twitter o vídeo foi sugerido por um utilizador ao Turismo de Portugal. A resposta? Um retweet.

Em apenas um dia Lorenzo e Pedro viram o vídeo “Reaction to Gay Couple in Portugal Social Experiment“ alcançar as 130 mil visualizações. E continua a somar.

 

Paulo Monteiro

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Eu 16.08.2015 12:39

    Acho que alguém está com uma azia gigantesca!!! O vídeo só tem a importância que as pessoas lhe dão, se acham que há mais homofobia, então as pessoas que se sentem ofendidas que façam um vídeo em que esta seja visível! Ah espera.... E mais fácil estar no sofá a destilar veneno.
    O vídeo do Lorenzo e do Pedro já abriu muitas mentalidades e vocês nem sabem! Visibilidade e sempre positiva, não se esqueçam! ainda por cima no nosso país em que tudo é muito escondido ainda... E não havia ninguém que tenha feitoum vídeo do género, o que só prova a nossa inércia. O que mais me irrita é que haja pessoal que preferisse ver homofobia no vídeo! O papel de vítima está sempre a ser jogado...
    Parabens Lorenzo e Pedro. Acho que podiam ter feito uma ressalva no vídeo a dizer que efetivamente ainda há muitos jovens a sofrer no nosso país e que Lisboa não é Portugal mas de resto acho que foi tudo muito bem conseguido.
  • Sem imagem de perfil

    Lorenzo and Pedro 16.08.2015 15:58

    Obrigado pelas palavras @Eu , às vezes sabe bem e ajuda psicologicamente ouvir uns elogios também dos Portugueses. Obrigado!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.