Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Portugal assinala o Dia da Bissexualidade (com vídeo)

O Dia Internacional da Celebração da Bissexualidade assinala-se a 23 de Setembro, aniversário da morte de Sigmund Freud, o primeiro teórico que falou da existência da bissexualidade.

Em Portugal, a associação de jovens LGBT rede ex aequo refere em comunicado que “apesar da crescente visibilidade e informação sobre as questões da sexualidade, a nossa sociedade ainda subscreve com frequência uma visão da orientação sexual baseada em heterossexualidade e homossexualidade, omitindo por vezes o assunto da bissexualidade ou diluindo-o noutros assuntos.”

A associação reforça que, com frequência, esta orientação sexual, ainda é encarada como um estilo de vida, uma opção ou um mito, e que continua a ser silenciada. Para a associação a situação torna-se “particularmente grave na juventude, em específico para os jovens e as jovens bissexuais” e que, por vezes a situação destas pessoas se agrava porque sofrem de bifobia mesmo dentro da comunidade LGT.

Além do comunicado e de um vídeo de sensibilização, a rede ex aequo assinala o dia com uma festa que decorre no Centro Comunitário LGBT, em Lisboa, a partir das 21h30.

Em 2010, o Dia da Visibilidade Bissexualidade não foi assinalado com nenhuma iniciativa em Portugal.

 

 

 

Texto e foto: Paulo Monteiro

 

Já segues o dezanove no Facebook?

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.