Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Dia Nacional do “Coming Out” assinala-se hoje (com vídeo)

Assinala-se hoje, 11 de Outubro, o Dia Nacional do “Coming Out” (NCOD), que significa assumir-se a si próprio ou também conhecido como “sair do armário”.

 

A comunidade LGBT celebra este dia que é entendido como uma oportunidade para criar a consciência sobre a importância de sair do armário, ao mesmo tempo que tenta promover um debate a respeito de assuntos gays, lésbicos, bissexuais e transgéneros. As pessoas que assinalam o dia costumam usar os símbolos do orgulho gay, como o triângulo rosa, a letra grega lambda e o arco-íris nas suas jóias ou peças de vestuário, de modo a mostrar a presença LGBT em todas as condições sociais, idades, grupos étnicos, contribuindo assim para que a sociedade seja mais aberta à diversidade no quotidiano. Desde 1990, a Human Rights Campaign (HRC), que é a maior organização dos direitos das pessoas LGBT dos Estados Unidos, promove a data oferecendo recursos aos homossexuais, casais, país e filhos, bem como aos simpatizantes para promover a consciencialização a visibilidade das famílias LGBT. 

Neste dia a HRC também recorda aqueles que faleceram devido ao ódio, como é o caso de Mattew Shepard, a história do jovem brutalmente assassinado em 1998, que chocou o mundo e inspirou o filme The Laramie Project e a peça de teatro Laramie, que chegou inclusive a ser encenada em Portugal.

Embora se continue a designar por Dia Nacional, porque no início era apenas celebrado nos Estados Unidos, este evento foi sendo alargado a outros países, como a Austrália,  Canadá, Croácia, Nova Zelândia, Suíça, Alemanha, Holanda, Brasil ou Reino Unido (onde se celebra a 12 de Outubro). O Dia Nacional do "Coming Out" foi criado em 1988 por Robert Eichberg, um psicólogo do estado do Novo México, e por Jean O'Leary, um político gay assumido, no dia da Segunda Marcha pelos Direitos de Gays e Lésbicas, que teve lugar em Washington, e onde estiveram presentes mais de meio milhão de pessoas a reivindicar a igualdade de direitos.

 

 

Várias pessoas usam as redes sociais como o Youtube para divulgarem vídeos com as suas histórias de coming out. Os autores da personagem de animação sarcástica Lizzy the Lezzy também decidiram criar um vídeo para assinalar este dia.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.