Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Poema homofóbico na revista da Sociedade Protectora dos Animais gera polémica

Quadras com teor homofóbico foram publicadas no último número d’“O Zoófilo”, a publicação trimestral da Sociedade Protectora dos Animais. A autoria das quadras é atribuída a um colaborador da publicação, dirigida por Tomé de Barros Queiroz, e que se identifica como José Luís.

 

A denúncia de homofobia chegou hoje às redes sociais e partiu de Sara Martinho, activista dos direitos das pessoas LGBT, que incita a SPA “a responder pela infeliz publicação das "Quadras Soltas".” Entre as quadras, que podem ser encontradas na última página da publicação, podem ler-se, por exemplo, os seguintes versos:

 

 

Casais homossexuais

Serão casais abusivos,

Deus casou adões com evas

E não Adões com Ivos.

 

Os gatos são sempre gatos

Leões são sempre leões,

Se os patos são sempre patos

Porque é que há homens pavões?

 

Não quero ser foca nos polos

Nem cão preso no canil,

Nem ser porco em Portugal

Nem veado no Brasil.

 

Em declarações ao dezanove, Sara Martinho parafraseia o poema e afirma não ter vergonha de ser lésbica, mas “teria, sim, vergonha de ser homófoba - e ainda mais vergonha por declamá-lo publicamente”. Em comunicação junto da SPA a activista espera “um esclarecimento ou um pedido de desculpas” pela “utilização imprópria da publicação de uma associação de utilidade pública, destinada ao bem-estar dos animais, para a promoção de ideias homófobas.”

 

A Sociedade Protectora dos Animais foi fundada em 1875, funciona em Lisboa e em Tavira, e tem como únicos rendimentos os donativos e quotas dos seus sócios. No site afirmam “assumir responsabilidades que seriam da competência do Estado”.

 

Já segues o dezanove no Facebook?

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    gato gay 31.12.2011 22:41

    acabei de enviar 6 emails explícitos dirigidos ao João Luiz e à sua família.

  • Sem imagem de perfil

    Conceição Querido 04.01.2012 23:32

    Terá esta Sociedade Protetora dos Animais, consciência de que poderá ter muitos associados e amigos gays ? Ou farão uma triagem (?), consoante a escrita do amigo....."e este é gay", não serve! " este pode não é! ".
    O que pretendem com esta anormalidade ? Vetar a Sociedade ao desprezo ? Ou estão nela para satisfazer determinados caprichos ? Neste caso não estão preocupados com a causa "defender os animais" ? Pois! Realmente não devem estar mesmo ! É preciso ser muito ignorante, tanto o pseudo poeta! Como a Sociedade Protetora dos Animais! Um escreveu o outro publicou! Qual a diferença?
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.