Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Exposição de arte em Itália mostra Berlusconi morto

Antonio Garullo e Mario Ottocento, uma dupla de artistas que também é conhecida por ter sido o primeiro casal italiano gay a dar o nó em Amesterdão em 2002, inauguraram uma exibição de arte intitulada “Il Sogno degli Italiani” (O Sonho dos Italianos). Na exposição o antigo Primeiro-Ministro é representado morto num caixão de vidro.

O título da peça é uma clara referência ao que Berlusconi terá alegadamente dito sobre si mesmo durante uma conversa telefónica com uma das suas jovens namoradas. A peça é uma imagem de cera de Berlusconi dentro de um caixão de vidro, com os olhos fechados e um sorriso no rosto com uma mão num livro da História de Itália e a outra dentro das calças desapertadas. O ex-Primeiro-Ministro tem calçadas umas pantufas do Rato Mickey.

A exposição, de entrada livre, encontra-se no Palácio Ferrajoli, apenas a alguns metros de distância do Palazzo Chigi, a residência oficial do Primeiro-Ministro

Os autores fizeram a seguinte declaração: “Pusemos o corpo de Berlusconi num caixão de vidro para enfatizar o culto de personalidade que se tinha vindo a criar estes anos todos e que possivelmente continuará no futuro. Ao mesmo tempo pusemos uma tela entre a realidade e o julgamento histórico.”

O ex-Primeiro Ministro era abertamente homofóbico e chegou a prometer aos italianos católicos que nunca permitiria o casamento entre casais do mesmo sexo, ou que estes pudessem adoptar crianças. Também declarou que era melhor gostar de mulheres bonitas (no contexto das suas conhecidas ligações sexuais) do que ser gay.  

Silvio Berlusconi abandonou o seu cargo no ano passado devido à crise financeira que afecta a Itália e aos crescentes pedidos de demissão devido às suas ligações com raparigas menores de idade.

 

Lúcia Vieira

 

Já segues o dezanove no Facebook?

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.