Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Revisão do Código Penal inclui agravamentos para crimes de ódio motivados por transfobia

Foi aprovada esta sexta-feira no Parlamento uma revisão do Código Penal (CP) que consagra a expressão "identidade de género" como uma categoria de discriminação que exige especial atenção por parte da lei.

A par dessa, também a expressão "identidade de género" foi acrescentada aos artigos relativos ao homicídio qualificado e ofensas à integridade física qualificadas, o que se traduz o agravamento quando estes crimes têm motivação transfóbica ou ódio em relação à identidade de género da vítima.

A associação ILGA Portugal emitiu um comunicado onde se congratula com esta revisão do CP, mas informa que continuará “também a alertar para a necessidade de uma protecção eficaz contra a discriminação no acesso a bens e serviços, saúde, educação e habitação, que já existe face a outras categorias de discriminação, mas continua ausente quer no que diz respeito à orientação sexual quer à identidade de género.”

 

Já segues o dezanove no Facebook?

 

2 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Outro David 15.01.2013 08:57

    Realmente, é o que também acho. Pela positiva, Portugal pode não ter muita abertura face aos LGBT, mas pelo menos também não tem ódio agressivo. Se bem que isso também é uma questão de exposição. Se os LGBT cá forem mais expostos, haverá sempre mais faíscas contra. O bom é ter a lei já a proteger.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.