Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Publicidade

Publicidade

Campanha em autocarros de São Paulo no Dia da Visibilidade Lésbica (com vídeo)

Hoje, 29 de Agosto, o destaque vai para a Visibilidade Lésbica. Em São Paulo, uma campanha celebra o dia com um vídeo. O filme começou a ser exibido há uma semana em mil autocarros urbanos da cidade. No filme, que dura 30 segundos e não tem qualquer som, várias mulheres seguram cartazes com frases como 'Tenho direitos e quero respeito'.

No fim aparece a frase: ‘Na São Paulo que a gente quer não cabe homofobia’”. A campanha tem o apoio da Prefeitura de São Paulo, da Secretaria de Direitos Humanos e da SPTrans, e ocorre num momento em que os casos de ataques homofóbicos têm aumentado. Num ano os ataques homofóbicos aumentaram 50% (fonte: Coordenação de Políticas LGBT).

Agosto é considerado no Brasil o mês da visibilidade para as lésbicas. No passado dia 19 assinalou-se o Dia do Orgulho Lésbico por ser este o dia em que há 30 anos ocorreu a primeira manifestação lésbica no Brasil. Nesse dia em 1983, um grupo de lésbicas reuniram-se em frente a um bar na cidade de São Paulo para protestar contra a discriminação sexual ocorrida naquele local. O bar em causa, o Ferro´s, embora fosse ponto de encontro de lésbicas impedia um outro grupo de lésbicas (Grupo Ação Lésbica Feminista) de ali vender o seu boletim de notícias. Depois da manifestação que contou com homossexuais, feministas e parlamentares o assunto ficou resolvido.

 

 

 Já segues as notícias do dezanove no Facebook?

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.