Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Actor Manuel Moreira denuncia ataque homofóbico de que foi alvo (actualizada)

96082383_2722581824627487_4337422944641744896_n.jp

 

O actor Manuel Moreira, que conhecemos da televisão, do teatro ou da publicidade denunciou no seu Facebook o ataque de que foi alvo por parte de um grupo de jovens que o tem assediado constantemente.

O grupo de jovens que são identificados na mensagem partilhada mandam mensagens e vídeos abusivos fazendo cyberbullying ao actor. 

 

Vê o post do actor aqui.

Manuel Moreira explica porque decidiu expor os autores dos ataques. "Há sempre quem revire os olhos quando falamos na importância da educação para a não-discriminação, da linguagem que escolhemos usar em casa à frente de crianças e jovens, da empatia e do combate ao bullying. Quem nunca fez parte de uma minoria qualquer tem dificuldade em fazer esse exercício de reflexão sobre o que é viver diariamente com medo de ser gozado, agredido e violentado física e psicologicamente apenas por se ser quem se é" escreveu.

"Aos jovens de hoje, o bullying entra-lhes também pela casa dentro, pelos computadores e telemóveis. Tal como a mim me têm chegado, nas últimas semanas, vídeos e mensagens como esta, sempre deste mesmo grupo de jovens rapazes com as hormonas claramente descontroladas e que quando se juntam para beber, lembram-se de mim e de me chamar paneleiro e perguntar se quero "ver a pixa" deles. Porque, claro, na cabeça deles a ideia de que um "paneleiro" que não os conhece de lado nenhum tem interesse em lhes ver as pilas que ainda nem devem saber usar deve fazer imenso sentido. Não conheço nem faço ideia quem são estes miúdos, mas se são crescidinhos para enviar repetidamente mensagens tão corajosas a desconhecidos (já bloqueei um ou dois mas eles vão alternando os perfis) são crescidos também para ficarem aqui expostos como exemplo daquilo que não se deve ser nem fazer".

"Eu tenho quase 40 anos, sou adulto e independente e estou-me nas tintas para quantas vezes me chamam paneleiro. Tenho, felizmente, idade e condições psicológicas e sociais para que isto já me seja absolutamente indiferente. Aproprio-me de todas essas palavras que possam vir com a intenção de insultar e uso a minha bichice com orgulho", acrescenta.
Por último, o actor sugere a todos familiares e  jovens alvo de bullying ou oxm dificuldades de integração que contactem a associação AMPLOS - Associação de Pais e Mães pela Liberdade de Orientação Sexual.

Muitas figuras públicas mostraram solidariedade para com Manuel Moreira. Uma delas foi a apresentadora Filomena Cautela que comentou  "A carta dos direitos humanos da época digital será votada na assembleia ainda este trimestre. Mensagens como esta podem ser denunciadas à polícia e poderá ser feita uma queixa crime."

 

O jovem que enviou insultos homofóbicos já pediu desculpa a Manuel Moreira

Depois da polémica o actor acabou por receber um pedido de desculpas por parte do jovem que enviou o vídeo com o ataque homofóbico.

"Manel, sou o Pedro, o dono da conta de Instagram de onde ontem foram enviadas as mensagens e os vídeos.
Em primeiro lugar, queria-te pedir desculpa pelo que disse no vídeo, pois não reflecte de todo a pessoa que sou e os valores que sigo na minha vida.
Estou a estudar fora e vim passar uns dias a Portugal. Ontem fui beber uns copos com uns amigos e deu neste disparate. Quero que saibas que não fui eu que escrevi aquelas mensagens... mas independentemente de todos os contornos a realidade é que te ofendi e magoei.
Não há muita forma de concertar o que está feito, mas quero que saibas que estou mesmo muito arrependido e te peço as mais sinceras desculpas pelo sucedido.
Como imaginas serviu-me de lição e nunca mais se voltará a repetir. Já teria feito um pedido de desculpas público, mas neste momento tenho as minhas contas todas eliminadas. Espero que aceites o meu pedido de desculpas e obrigados por me ouvires. Um abraço", pode ler-se no pedido de desculpas.

O actor reconheceu o gesto: "Recebi isto através de uma pessoa conhecida em comum com o dono da conta de onde vieram os insultos. A violência gratuita não é coisa que se relativize, mas um pedido de desculpas é sempre o primeiro passo e não seria honesto não o partilhar aqui. Espero que todos os envolvidos (não só o Pedro) cresçam e se tornem empáticos e que este episódio infeliz tenha servido um propósito maior".

 

Foto: André Miguel

Notícia actualizada às 15h55 com menção ao pedido de desculpas. 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.