Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Publicidade

Publicidade

Bandeira LGBTI hasteada por município açoriano de Vila do Porto

bandeira vila do porto santa maria açores.jpg

O Município de Vila do Porto, nos Açores, hasteou uma bandeira do arco-íris, esta sexta-feira, 26 de Fevereiro, no exterior do Complexo Desportivo de Santa Maria.

 

Segundo publicação no site da Câmara “o hasteamento desta bandeira, por parte do Município, pretende assim demonstrar o compromisso da edilidade para com a igualdade de direitos de todas as pessoas LGBTQ+ e contra todo o tipo de discriminações.”

Na página de Facebook do Município há quem se congratule pela iniciativa: “Hastear a bandeira LGBT é tão ou mais importante do que hastear as outras duas que a ladeiam! Lamento que ainda pensem que direitos humanos e igualdade de direitos sejam assuntos de menor relevância para uma sociedade. Parabéns ao município por ter a preocupação de sensibilizar os seus munícipes para esta questão!” refere Sandra Pereira.

Já Samuel Botelho destaca “Sou gay e vivo em Santa Maria já há onze anos. E digo que não é nada fácil para um miúdo inocente, levar com bocas que faz mexer com a mente de uma criança, é muito mau. O bullying na escola que AINDA ACONTECE […] Entretanto, em Santa Maria, há muita gente "escondida" por esses mesmos motivos, por medo da sociedade. Dos meus 11 anos que estou cá, é a primeira vez que algo sobre esse assunto vem à tona, neste caso a bandeira. E sim, há muitos outros assuntos importantes em Santa Maria por se resolver, toda gente os fala deles.. Quando se toca ao assunto LGBT, aí ninguém fala sobre o assunto. Sinto me muito agradecido e HONRADO por FINALMENTE ISTO ACONTECER.”

 

O uso generalizado desta bandeira surgiu nos anos 80, tendo sido projectada pelo artista Gilbert Baker e usada pelo político e activista Harvey Milk, com o objectivo de criar um símbolo que significasse a luta e a dor de todas as pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transgénero que foram perseguidos/as ao longo dos séculos. Actualmente a bandeira tem seis cores, cada cor representando um significado específico e exibindo as cores do arco íris.

A bandeira do arco-íris hasteada em Vila do Porto está ladeada pela Bandeira Verde do programa Eco-Escolas da ABAE e pela bandeira comemorativa dos 5 anos de Município Amigo do Desporto.

A Vila do Porto conta com cerca de 5 550 habitantes e situa-se em Santa Maria, a quarta ilha menos povoada do Arquipélago dos Açores.

 

Foto: Município de Vila do Porto

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.