Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Publicidade

Publicidade

Casal consegue autorização para se casar em Portugal depois de ser ameaçado na Polónia (com vídeos)

Jakub e Dawid.jpg

Um casal polaco que recebeu ameaças de morte após divulgar um vídeo em que fazia o seu coming out obteve uma autorização especial para se poder casar na ilha da Madeira.

O apresentador de televisão e jornalista Jakub Kwieciński e o seu companheiro Dawid já tinham tentado obter a permissão antes, mas foi rejeitada depois de as autoridades polacas dificultaram o processo de obtenção da documentação.

Os “haters” online fizeram com que o seu sonho de casar se tornasse uma realidade. Depois de enfrentarem uma homofobia sem precedentes, a conservatória local reconsiderou os documentos, perante os ataques pelos quais o casal teve de passar. Foram-lhes enviadas ameaças de morte depois do seu vídeo de coming out se tornar viral na Polónia. Houve quem escrevesse que deviam “cortar a garganta”, outros queriam “enviá-los para uma câmara de gás”. Além disso, receberam mensagens privadas nas suas contas de Facebook de pessoas a dizer que “os vossos vizinhos vão perseguir-vos” e que “deviam ser queimados e empalados como as bruxas. Vão para o inferno”.
“Se não conseguimos casar no nosso país, queremos escolher um sítio que nos seja querido” explicou Dawid, ao site inglês Pink News. “Há países onde é mais fácil ter autorização para casar, mas nós escolhemos a Madeira porque nos apaixonamos por esta ilha há uns anos, e desde essa altura vamos lá todos os anos”. Jakub acrescentou que toda esta experiência foi “como ganhar uma guerra”.

 

 

Sofia Seno

 

Publicidade:

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.