Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Cavala de Maria Beraldo chega a Portugal

Cavala.jpg

Chegou ontem às plataformas digitais da Lovers & Lollypops e, em breve, às lojas o disco de estreia de Maria Beraldo, um dos nomes que marcam a actualidade da música popular brasileira. Cavala, pode ser ouvido online aqui, e ao vivo na tour de apresentação marcada para o mês de Abril em Portugal. 

 

A capacidade de provocar, chamar a atenção e transformar em menos de dois minutos revelam talentos necessários num tempo de constante explosão. Cavala, o disco de estreia de Maria Beraldo, morre e renasce por diversas vezes ao longo das suas dez canções. Tudo concentrado em 24 minutos. As suas transformações instantâneas e repentinas reflectem a urgência da mensagem de Maria Beraldo e da vontade de se afirmar e não ter medo de se assumir como uma mulher lésbica no universo cancioneiro brasileiro da actualidade. E para a posterioridade.
Cavala rasga com tudo, até com o passado de Maria Beraldo. Outrora tocou clarinete e clarinete baixo na banda de Arrigo Barnabé, faz parte dos Quartabê e integrou os Bolerinho, colaborou com gente como Elza Soares, Negro Leo, Iara Rennó e Rodrigo Campos. Detalhes para ilustrar a nova vida que encontra em “Cavala”, carregada da ambição de se mostrar como compositora e arquitecta de fábulas pop que sejam armas que adociquem ouvidos e transformem mentes.
Maria Beraldo impõe esse carácter transformativo. Todas as suas canções, até a interpretação que faz de “Eu Te Amor”, de Chico Buarque – a única canção de Cavala que não é da sua autoria -, vêm carregadas de identidade e da necessidade de contar uma história que explique a urgência em se repensar a heteronormatividade da sociedade. Cavala fala de si, fala de uma compositora que impõe anos de estudos e conhecimento em instrumentais pujantes e histórias ricas onde medo, ternura e emancipação convivem.

A tour nacional de Maria Beraldo começa no Festival Tremor em São Miguel a 13 de Abril. Segue-se o Musicbox, em Lisboa, a 17 de Abril; o Maus Hábitos, no Porto, a 18 de Abril; o Teatro Gil Vicente, em Barcelos, a 19 de Abril e a tour termina em Aveiro, no Mercado Negro a 20 de Abril.  

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.