Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

O discurso de ódio não é argumento

discurso de ódio.jpg

No âmbito da Semana da Interculturalidade, a EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti-Pobreza lançou uma campanha nacional, contra o discurso do ódio.

Sob o lema “O Discurso de Ódio não é Argumento” #daravoltaaotexto a campanha pretende combater o discurso de ódio que tem vindo a ganhar cada vez mais espaço dentro da Europa. Portugal não é excepção. Este discurso encontra-se reproduzido não só num “português suave” em conversas e comentários espontâneos, mas também de forma explícita através das redes sociais, de caixas de comentários de notícias, nas paredes das cidades ou mesmo em acções nas ruas.

“Dar a volta ao texto” significa de acordo com o Dicionário de Expressões Correntes, de Orlando Neves, “argumentar de modo a convencer outrem de uma posição contrária à que defendia”. Tendo por base vários tipos distintos de discriminação pretende-se com estas soluções gráficas "dar a volta" a frases típicas do discurso de ódio, apresentando um "plot twist" simples, com um discurso humano, digno e com algum humor, com o objectivo de desarmar a futilidade com que muitas dessas ofensas são proferidas e provocando a reflexão critica sobre esses preconceitos.

A campanha é direccionada para as redes sociais e a imagem associada pretende aumentar o impacto e as partilhas pela sua forma colorida, directa e humorada. Várias figuras públicas aderiram à campanha, nomeadamente a cantora Ágata, secretária da Cidadania e Igualdade Rosa Monteiro, , os humoristas Diogo Faro e António Raminhos, o médico Gustavo Carona, a cantora Selma Uamusse ou o apresentador Jorge Gabriel. Todos eles partilharam no Instagram esta iniciativa.

Conhece as cinco frases da campanha desenhada por Miguel Januário e usa-as nas tuas redes sociais e no teu dia a dia. Dá tu também a volta ao texto!

A EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza é uma organização não-governamental que tem como missão contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, baseada no respeito pelos Direitos Humanos e no exercício pleno de uma cidadania informada, participada e inclusiva. Está representada em praticamente através dos seus núcleos distritais.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.