Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Diogo Simões lança novo livro de temática LGBTI+ em Portugal

diogo simoes dislike.jpg

Diogo Simões é um dos novos escritores portugueses de sucesso. Nasceu em Leiria e licenciou-se em Serviços Sociais com um mestrado em Intervenção com crianças e jovens em risco. Tem três livros publicados pela editora “Cordel de Prata” e é um escritor activo na plataforma digital Wattpad, tendo também o seu próprio blog.

 

A inspiração não lhe permite parar, levando-o a um novo livro, marcado pela sua vida e experiência profissional, este jovem escritor está no momento a escrever um livro focado num casal de jovens adolescentes LGBTI+.

O dezanove.pt contactou o autor com o intuito de recolher mais informações sobre o seu futuro livro “Dislike” e sobre a forma como as questões dos jovens LGBTI+ da nova geração seriam abordadas. A história é inspirada não só na realidade social em que nos encontramos, “uma em que os jovens vêem as redes sociais como escapatórias de um sofrimento, por vezes, silencioso e, para alguns, julgado incompreendido”, mas também nas vivencias profissionais do autor como assistente social e em experiência passadas por ele próprio com o cancro do seu melhor amigo. O Diogo alega que “Foi um misto de sensações e emoções que procurei respeitar em cada página”.

Todos nós sabemos que os jovens LGBTI+ passam por diversas situações que outros jovens não passam, depois de vários diálogos internos e de ter procurado leitores-beta o actor pensa que o que aborda na história consegue respeitar a realidade existente e as dificuldades e lutas psico-sociais. Ficamos também a saber que os dois personagens principais serão pessoas com caminhos bastante distintos, estes rapazes irão fazer um caminho de auto-descoberta que deixou o autor bastante contente. Os leitores beta elogiaram o autor pela forma como este, representou a “primeira vez” dos personagens. Estes disseram que os marcou e aconchegou de uma forma que não esperavam. Ficamos também a saber, em exclusivo, que o autor pretende criar um universo partilhado de personagens, onde irão aparecer personagens de outros livros da sua autoria e assim sendo, podemos esperar ver as personagens do “Dislike” em futuros livros do autor.

Diogo Simões é um dos primeiros escritores portugueses a publicar um livro focado numa temática LGBTI+ em Portugal, a respeito deste assunto o autor alega que “Não vou negar que tenho medo das reacções dos leitores ao folhear cada página desta narrativa. Afinal de contas, se temos grupos editoriais a esconder a raça de certas personagens nas capas de alguns livros por conta de um mercado literário português, talvez, conservador, como é que este mesmo mercado poderá reagir a um livro destes? Vou ter de esperar pela resposta nos meses vindouros.”

Para terminar o autor diz que a mensagem que pretende passar é “Sobretudo que, nas nossas vidas, e naquela que partilhamos online, não existem só likes. Existem dislikes profundos que podem ter o poder avassalador de nos deitar abaixo. Isto não é só preocupante, como merece toda uma reflexão da própria empatia que, cada vez mais me parece, vamos perdendo. Uma falta de consideração quer por nós próprios, quer pela forma como, frequentemente, nos esquecemos e atacamos a realidade do outro. Sendo o ser humano um animal heterogéneo, é preocupante que se parece cada vez mais esquecer que são as diferenças que nos caracterizam.” Podemos esperar ver o “Dislike” nas prateleiras de qualquer livraria ainda este ano e esperamos também que este seja um dos muitos livros escritos por escritores nacionais a abordar temáticas LGBTI+.

 

Filipa C.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.