Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

"Diversidades Contigo": Paulino, de Bragança, trans e com orgulho

paulino bragança trans cvp

O projecto “Bragança, Diversidades Contigo” teve o seu início em Fevereiro e é um espaço de atendimento e informação a pessoas em que exista incongruência entre o sexo atribuído e o género experienciado.

 

Conta com profissionais de várias áreas. Foi lançado pela Cruz Vermelha Portuguesa de Bragança e tem na pessoa da Dra. Joana Raposo Gomes, Psiquiatra e Voluntária  da CVP a coordenação deste projecto. O principal objectivo é mostrar que as pessoas trans não são “extraterrestres” e dar a conhecer a imensa diversidade de género que existe e mostrar que o género atribuído à nascença e tudo o que ele acarreta não é algo imutável.

Para melhor entender este projecto, o dezanove.pt contactou Afonso Louro, artista da banda desenhada “Crónicas de um Trans”. O “Diversidades Contigo” surgiu da “necessidade de haver um espaço seguro para as pessoas trans uma vez que o distrito de Bragança ainda é um local onde existe muito preconceito em relação a tudo o que é diferente”. Como muitas vezes o espaço mais seguro para pessoas trans não é a casa ou a escola este projecto é assim “um espaço para onde pessoas trans se podem dirigir e pedir ajuda ou apenas conviver e ser livres”. Devido à situação pandémica este projecto tem saído pouco à rua, no entanto, já houve sessões de esclarecimentos em algumas escolas de Bragança e foram também realizadas exposições de desenhos e trabalhos artísticos que se encontram disponíveis online em  http://galeriaindiscreta.pt/. Para além disto o “Diversidade Contigo” “ajuda no fornecimento de roupas e cosméticos de acordo com a identidade de género da pessoa em questão, dando também apoio nas idas às consultas, transporte e alojamento caso sejam necessários uma vez que em Bragança não se encontram todas as especialidades médicas necessárias para o acompanhamento clinico de pessoas trans.”

O “Diversidades Contigo” pretende “ser um porto seguro para qualquer pessoa que questione ou tenha questionado a sua identidade de género”. De forma a “dar apoio a vários níveis às pessoas trans do distrito de Bragança”.

No passado dia 15 de Junho, o “Diversidades Contigo” lançou uma nova personagem, Paulino. Paulino é uma pessoa não-binária que utiliza todos os pronomes. “Paulino vai-nos ajudar a desconstruir preconceitos que todos temos, dar informação e explicar conceitos que não são claros para todas as pessoas. É uma pessoa muito atenta às questões locais e não duvida em intervir sempre que necessário.” Esta personagem tendo em vista o aumento da dinâmica na partilha de informação de modo a também a tornar-se mais apelativa, fazendo o cruzamento entre a diversidade e a população transmontana também ela muito diversa. 


 

Filipa C.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.