Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Exposição “Gineceu Androceu” trans-figura actores e actrizes (com fotogaleria)

Gineceu Androceu1.jpg

20 actores e actrizes e 11 estilistas foram desafiados pelo encenador e figurinista João Telmo a explorar o género, subvertendo-o e questionando-o, e o resultado é este.

As fotografias foram protagonizadas por actores como Paulo Pires (que foi vestido pelos Storytailors), Diogo Amaral (por Miguel Vieira), Cristóvão Campos (por AWAYTOMARS) e por actrizes como Soraia Chaves (por Luís Carvalho), Filomena Cautela (por Nair Xavier), Benedita Pereira (também por AWAYTOMARS) ou São José Correia, que pousou nua.

Integrada no programa da próxima ModaLisboa, que decorre entre os dias 10 e 13 de Março, no Pátio da Galé, Praça do Município, em Lisboa, a exposição nasceu "de uma vontade de subverter a forma como apreendemos o género e de questionar a identidade e o corpo através da fotografia e da moda". O ponto de partida foi "o conceito de performatividade de género, proposto por Judith Butler no livro "Gender Trouble" (1990), "Gineceu Androceu" pretende contrariar a conjuntura heteronormativa e revelar que a apresentação do sexo não é uma realidade imutável. O género não se circunscreve somente à diferença biológica. É, inexoravelmente, uma via para uma leitura discursiva e identitária. Porque a feminilidade não pertence só às mulheres e a masculinidade não pertence só aos homens.", diz o comunicado da exposição na sua página de Facebook.

A exposição estará patente nos Paços do Concelho, Praça do Município, dias 11 (das 18h às 21h), 12 e 13 de Março (das 14h às 21h30). As fotografias vão estar à venda durante a exposição e 30% do valor angariado reverterá para a Abraço, associação que apoia pessoas que vivem com VIH-SIDA.

Gineceu Androceu2.jpg

Gineceu Androceu_Paulo Pires.jpg

Gineceu Androceu_Diogo Amaral.jpg

Gineceu Androceu_Cristóvão Campos.jpg

Gineceu Androceu_Soraia Chaves.jpg

Gineceu Androceu_Filomena Cautela.jpg

Gineceu Androceu_Benedita Pereira.jpg

Imagens: Gineceu Androceu

Luís Veríssimo

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.