Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Lorenzo e Pedro: a luta contra o bullying e os comentários de ódio online (com vídeos)

LORENZO E PEDRO NO GOUCHA.jpg

Foi um dia cheio de emoções para Lorenzo e Pedro. Acordaram com a porta de casa grafitada, foram entrevistados por Manuel Luís Goucha na TVI e ainda divulgaram um novo vídeo sobre o ódio nos comentários online. E o vídeo da experiência social protagonizada por ambos foi publicada por um site ucraniano.

Lorenzo e Pedro foram convidados de Manuel Luís Goucha esta segunda-feira no Você na TV. Os jovens falaram do que os motivou a fazer o vídeo em que andaram de mãos dadas por Lisboa, mas fizeram mais revelações: foram ameaçados e viram a porta da sua casa ser grafitada com as palavras “gay" e "morram”.

homofobia lorenzo e pedro.jpg

Ao longo do programa Lorenzo e Pedro falaram do seu percurso pessoal e das reações ao vídeo, que numa semana alcançou mais de 600 mil visualizações e foi notícia em todo o mundo. Lorenzo e Pedro mencionaram ainda os mais 1000 e-mails que receberam provenientes de jovens “vítimas de bullying, que têm medo ou choram todos os dias”.

Depois de terem recebido milhares de "comentários horríveis" nas redes sociais, Lorenzo disse que tinha uma mensagem para todos os Portugueses: “Quem és tu para olhar para mim e sem dizeres que não gostas de mim sem me conheceres? Quem és tu para pensares que eu e o [Pedro] somos maus porque nos amamos?" [...] Quem pensa assim são "pessoas primitivas"  considerou Lorenzo.

Por sua vez o apresentador Manuel Luís Goucha considerou que “uma sociedade ideal é aquela em que a competência e o mérito das pessoas não seja avaliado nem pela da cor de pele, nem pela crença ideológica, nem pela crença religiosa ou pela orientação sexual”.

O jovem casal revelou que irá continuar a fazer vídeos por outras localidades do país (Porto, Alentejo, Algarve) e com outros tipos de representações (casais de lésbicas, transexuais, etc.). O vídeo filmado nas localidades portuguesas será divulgado a 7 de Setembro. Durante a entrevista conduzida por Manuel Luís Goucha, Lorenzo também mencionou o jovem de 15 anos que foi enforcado no Irão por ser gay.

Podes ver o excerto do programa Você na TV aqui:

Hoje também foi o dia em que o vídeo de Lorenzo e Pedro foi notícia num site ucraniano e na rede social vk.com, a que acedem bastantes utilizadores russos, declararam os autores do site gays-ua.com ao dezanove. 

 

Lorenzo e Pedro respondem com vídeo aos comentários de ódio nas redes sociais

Num novo vídeo divulgado esta segunda-feira no seu canal no Youtube Lorenzo e Pedro debruçam-se sobre a homofobia e a cobardia que se esconde nos comentários online.

 

Paulo Monteiro 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.