Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto a 29 de Junho

Depositphotos_583507678_XL (2).jpg

É mais uma data no Calendário das Marchas do Orgulho LGBTI+ em Portugal.

A comissão da Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto acaba de anunciar que a data da 19ª edição será a 29 de Junho.

Alguns dias a seguir ao São João, o Orgulho LGBTI+ ocupará as ruas do Porto pela décima nona vez. No ano passado, sob o lema “Esta também é a nossa cidade” marcharam 20 mil pessoas, registando-se o recorde de afluência até então.

A edição do ano passado ficou marcada pela recusa da Câmara Municipal em instalar equipamentos para a realização do “Arraial + Orgulhoso”, que habitualmente acontece no final da marcha, no Largo Amor de Perdição. A sugestão da autarquia de transferência do local do arraial para o Parque do Covelo, fora do centro, foi recusada pela organização da MOP. Este ano, pela proximidade da data da marcha aos festejos de São João, o argumento da falta de instalações disponíveis dificilmente poderá ser invocado pela Câmara, já que os palcos e equipamentos montados para a festa popular ainda estarão disponíveis no dia 29.

Não foram divulgadas informações sobre o tema ou manifesto da MOP deste ano, que provavelmente assinalará a decisão de atribuição do nome de Gisberta Salce a uma rua da cidade (uma antiga reivindicação da MOP), mas também a escalada de violência racista que se tem verificado. Também o percurso não foi ainda anunciado, mas, à semelhança de anos anteriores, deverá ter em conta as obras de construção da linha de metro que actualmente decorrem na Baixa da cidade.

Na mesma tarde da Marcha e no final da mesma decorrerá o Arraial + Orgulhoso do Porto no Largo Amor de Perdição.

 

Pedro Leitão

 

Acompanha o mês do orgulho no site www.dezanove.pt

Foto: https://depositphotos.com/pt/