Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

O debate sobre a profilaxia pré-exposição ao VIH

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou em Julho que todos os homens HIV negativos que mantêm relações sexuais com outros homens devem tomar anti-retrovirais. Esta seria uma forma de combater a transmissão do VIH por via sexual.

Actualmente, apenas nos EUA foi aprovada a profilaxia pré-exposição. Naquele país, o Truvada pode ser prescrito para pessoas em alto risco de se infectarem, como por exemplo, parceiros de pessoas que vivam com o VIH e quem tenha relações sexuais anais com inserção desprotegidas (mais informações aqui).
 Em Portugal, por exemplo, está apenas disponível a profilaxia pós-exposição, que consiste na prevenção da infecção pelo HIV usando os medicamentos que fazem parte do cocktail utilizado no tratamento do HIV, para pessoas que possam ter entrado em contacto com o vírus (mais informação aqui).
 O dezanove lançou o inquérito aos seus leitores sobre o tema da profilaxia pré-exposição, tendo participado 241 pessoas. A maioria (49%) acha que o Truvada não deve ser prescrito a todos os homens que fazem sexo com outros homens, enquanto 22,4% tem opinião contrária.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.