Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

O que é isto de “ficção especulativa queer” em português?

livro.jpg

Está à venda a “Antologia de Ficção Especulativa Queer”. Segundo a editora Imaginauta, é a primeira vez que um livro com estas características é lançado no mercado.

Trata-se de um livro com seis contos de ficção científica e fantasia de autores de língua portuguesa emergentes, em que as personagens principais têm identidade queer (LGBTQ+).

“Nestas histórias, a sexualidade e género não é motivo de opressão ou vitimização, é apenas mais uma faceta das personagens, integrada nas suas vidas e agendas pessoais. Esta antologia surge inserida no movimento que tem trazido maior representatividade à ficção, como possíveis factores de identificação de uma população que em Portugal (no último estudo conhecido) chega a 10 por cento. Percentagem essa que não se vê reflectida, nem de perto, no número de personagens retratadas”, refere aeditora.

Os contos são da autoria de A. M. Catarino, Joana Eça de Queiroz, Inês Montenegro, Marta Afonso, Maurício Lopes Júnior, Nuno R. “Com aliberdade que só a ficção especulativa dá, esta antologia atreve-se a construir histórias que desafiam a capacidade de imaginação do leitor, levando-o a visitar outros mundos, outros futuros e realidades alternativas em que existem pessoas com sexualidades e géneros de todos os tipos”, prossegue a editora especializada em temas relacionados com fantasia, ficção científica e terror e que também organiza o Festival Literário Contacto.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.