Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Pessoas transgénero famosas e bem-sucedidas no mundo

pessoas trans bem sucedidas.jpg

Uma das grandes mudanças que o mundo moderno está a ser palco é a maior inclusão da comunidade LGBT+ na sociedade. Num mundo ideal não haveria necessidade para criar uma comunidade, já que a orientação sexual não deveria ser uma barreira de como uma pessoa é inserida no mundo, mas como ainda não se chegou a esse ideal de comportamento, a comunidade foi criada para trazer vitórias positivas e avanços históricos. E conseguiu!

A comunidade trouxe representação social para lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, pansexuais e outras identificações mais recentes. Uma das maiores vitórias foi o casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas há muitos outros.

 

Neste artigo vamos focar-nos em pessoas transexuais, que nasceram com um género, mas identificam-se com outro. Em alguns casos, essas pessoas passam por cirurgias para realizar a mudança de sexo e em outros não, tudo vai depender da escolha da pessoa, que tem a total liberdade para escolher por que processos quer passar. As celebridades são responsáveis por trazer mais consciencialização à sociedade. Os famosos e bem-sucedidos sempre foram exemplos a serem seguidos, por isso ver pessoas transexuais em locais de destaque dentro da sociedade é tão importante para que a comunidade se solidifique e ocupe cada vez mais espaço dentro do que é considerado tradicional. Abaixo listamos algumas das pessoas transexuais famosas e bem-sucedidas internacionalmente:

 

Valentina Sampaio — A primeira modelo transgénero da Victoria’s Secret

A brasileira Valentina Sampaio ganhou um lugar de destaque ao se tornar a primeiro modelo transsexual da conhecida marca americana de lingerie e produtos de beleza Victoria´s Secret, que anteriormente havia prometido que nunca teria uma modelo trans nos seus desfiles ou campanhas. A modelo tem apenas 22 anos e nasceu no Ceará. Foi também a primeira modelo trans a fazer uma capa para a revista Vogue Brasil.  

 

Laverne Cox — A primeira actriz trans americana e negra a ser nomeada para um Emmy

Laverne é talvez a actriz transgénero com maior sucesso da actualidade. Estudou para ser actriz em instituições importantes dos Estados Unidos e começou a sua carreira nos anos 2000, percorrendo uma longa estrada até alcançar o sucesso. Treze anos depois, aceitou o papel que mudou a sua vida na série ‘Orange is the new black’ e, desde então, já recebeu várias indicações a prémios pela sua performance e tornou-se uma voz para a comunidade que representa. Aos 47 anos, a sua mais recente performance é no novo filme "Os Anjos de Charlie".

 

Lea T — A primeira modelo transgénero a ser entrevistada pela Oprah

Não podemos esquecer de quem abriu o caminho para que o mundo da moda e da beleza incluísse as modelos trans. Lea T é um nome reconhecido em todo o mundo, mesmo sendo brasileira, sempre viveu fora do país, principalmente em Itália onde o seu pai foi um jogador de futebol de sucesso. Lea T ficou conhecida em 2010, há quase 10 anos, quando protagonizou uma campanha para a marca Givenchy. Um ano depois da campanha, foi também a primeira modelo transgénero a ser entrevistada pela Oprah, o que a deixou famosa em todo o mundo.

 

Caitlyn Jenner — O pai das irmãs Jenner

Bruce Jenner sempre foi famoso por fazer parte do clã Kardashian enquanto pai das irmãs Jenner e também por ter levado uma medalha olímpica de ouro para os Estados Unidos durante as Olimpíadas de 1976 em Montreal. Mas o que o deixou ainda mais famoso, foi em 2015 a sua transição social e médica para o sexo feminino, dada a conhecer na capa da revista americana Vanity Fair.

 

Thammy Miranda — O primeiro homem trans que passou pela transição aos olhos dos media brasileiros

Conhecida no passado por ser filha da actriz brasileira Gretchen, mora há alguns anos em Portugal é o maior exemplo dentro do Brasil de transição pública para o sexo masculino. Thammy fez todas as suas mudanças tanto nas telas tradicionais como nas redes socias, trazendo a questão a debate público. Actualmente Thammy é casado e a sua esposa está à espera do primeiro filho. Não mencionamos apenas mulheres, é bastante importante mostrar exemplos de homens trans de sucesso para combater a sociedade machista.

 

Fotos: Valentina Sampaio, Laverne Cox, Lea T e Thammy Miranda: Instagram; Caitlyn Jenner (US Mission to the UN)

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.