Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Publicidade

Publicidade

rede ex aequo mostra filmes LGBTI em Lisboa

12.º Ciclo de Cinema LGBTI da rede ex aequo.jpg

A 8, 9 e 10 de Abril a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa recebe mais um Ciclo de Cinema LGBTI da rede ex aequo. Com entrada gratuita é a oportunidade para (re)ver filmes e debater temas actuais.

Já na sua 12.ª edição, o Ciclo de Cinema LGBTI, promove não só o visionamento dos filmes, mas também o debate de “questões interessantes num espaço seguro inclusivo e num ambiente de convívio.”. Neste ciclo vai-se falar sobre VIH, homoparentalidade, questões trans na infância e pessoas intersexo. É possível que “te identifiques com alguma das personagens, e talvez conheças alguém que tenha passado pelos mesmos dramas ou experienciado as mesmas alegrias”. Leva alguém contigo e sente a magia da 7.ª arte. A entrada é gratuita e haverá convidados especiais.

 

Programação:

 

Sexta, 8 de Abril, às 21h30

Os Miúdos Estão bem.jpg

Os Miúdos Estão Bem” (“The Kids Are All Right”, 2010), de Lisa Cholodenko:

Sinopse: Nic (Annette Bening ) e Jules (Julianne Moore) formam um casal pouco ortodoxo: são lésbicas e mães de Joni (Mia Wasikowska) e Laser (Josh Hutcherson), ambos fruto de inseminação artificial. Apesar de pouco convencionais, os quatro formam uma família feliz e equilibrada até que os dois jovens decidem que querem conhecer o seu pai biológico. É aí que toda a dinâmica familiar se transforma. Paul (Mark Ruffalo), o pai, é um homem cheio de energia e carisma e todos parecem seduzidos pela sua presença. Mas Nic, sentindo o seu papel no seio da família em risco, entra em colisão com todos os outros...

Tomboy.jpg

Sábado, 9 de Abril, 17h30

Maria-Rapaz” (“Tomboy”, 2011), de Céline Sciamma

Sinopse: Laure (Zoé Héran) tem 10 anos e prefere o futebol às bonecas e as camisolas a vestidos. Ao mudar-se para um novo bairro Laure conhece Lisa (Jeanne Disson), que a intrepela como sendo um rapaz. Laure apresenta-se como Michael e assim começa um Verão de longas tardes ensolaradas, brincadeiras de rua e primeiros beijos.

Intersexion.jpg

Sábado, 9 de Abril, 21h30

“Intersexion” (2012), de Grant Lahood

Sinopse: Quando um bebé nasce a primeira pergunta que fazemos é se é um menino ou uma menina. E se não for nenhum dos dois? Este é o documentário que mostra alguns testemunhos de pessoas intersexo, onde os seus corpos se situam algures no espectro entre o masculino e o feminino. Como será viver num corpo assim?

O Clube de Dallas.jpg

Domingo, 10 de Abril, 17h

O Clube de Dallas” (“Dallas Buyers Club”, 2013), de Jean-Marc Vallée

Ron Woodroof (Matthew McConaughey) é um cowboy do Texas cuja vida sofre uma reviravolta quando em 1985 lhe é diagnosticado o vírus da SIDA, com apenas 30 dias de vida. Vivem-se os primeiros dias da epidemia e os EUA estão divididos sobre como combater o vírus. Ostracizado por muitos dos amigos e sem acesso a medicamentos eficazes comparticipados pelo governo, Ron decide, com a ajuda de Rayon (Jared Leto), procurar tratamentos alternativos que consigam dar resposta ao seu estado de saúde. Uma história real sobre a luta pela dignidade e aceitação.

 

Luís Veríssimo

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.