Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

The Stonewall Inn será o primeiro Monumento Nacional em homenagem aos direitos LGBT (com vídeo)

The Stonewall Inn 1.jpg

A proposta vem directamente do ainda presidente dos EUA, Barack Obama. O mítico edifício da cidade de Nova Iorque irá passar a ser Monumento Nacional, o primeiro que visa homenagear os direitos LGBT.

O bar, que ainda hoje em dia funciona, tornou-se um catalisador para o movimento dos direitos homossexuais depois de a polícia o ter invadido a 28 de Junho de 1969. Os frequentadores do espaço reagiram e protestaram em várias manifestações nas ruas nos dias seguintes. No que se considera hoje como o início do activismo LGBT não só em Nova Iorque como também nos EUA e noutros países do mundo. Marsha P. Johnson e Sylvia Rivera foram duas das pessoas que encabeçaram o chamado movimento  moderno dos direitos de todos os cidadãos LGBT.

Já em Junho de 2015 o Comité de Preservação de Sítios Históricos de Nova Iorque votou a favor de considerar o estabelecimento situado na Christopher Street como monumento histórico. Também no ano passado o realizador Roland Emmerich quis explicar o orgulho LGBT através do filme "Stonewall" (2015), mas a película gerou uma onda de descontentamento, sobretudo porque, segundo os contestatários, ignorava grande parte dos factos verídicos em que se baseava.

É no dia 28 de Junho que se celebra um pouco por todo o mundo o dia do orgulho LGBT e é sobretudo durante o mês de Junho que se realizam a maior parte das marchas do orgulho.
A marcha de Lisboa terá lugar no dia 18 Junho e a do Porto a 2 de Julho. Consulta aqui todos os eventos LGBT de 2016.  

 

Notícia actualizada a 25 de Junho com vídeo da Casa Branca


Luís Veríssimo

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.