Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Transexualidade em análise no programa de Alexandra Borges da TVI (com vídeos)

transexualidade Alexandra Borges TVI Emanuel Monte

Esta terça-feira, 29 de Outubro, o programa de jornalismo de investigação "Alexandra Borges" vai debruçar-se sobre o tema da transexualidade. Uma reportagem assinada por Emanuel Monteiro vai ouvir várias pessoas transexuais e também testemunhos que negam a identidade das pessoas trans em Portugal.

"André tem apenas 17 anos, mas muita certeza daquilo que é: um rapaz. Nunca teve dúvidas disso, excepto quando se olhava ao espelho. Em vez de um corpo masculino, o vidro reflectia um corpo feminino.

O apoio incondicional dos pais e uma lei que, nos últimos anos, tem protegido mais as crianças e jovens transgénero fizeram com que, hoje, mesmo sendo menor de idade, já tenha transitado de género e esteja em processo de mudança de sexo.

Porém, o caminho parece, ainda, ser longo, e muito difícil de percorrer. Desde um conjunto de pessoas, e são várias dezenas de milhares, que se opõem à defesa dos direitos destes jovens nas escolas, a um Estado que apresenta respostas insuficientes para a comunidade trans, a nível clínico, passando pela exclusão dos pares e, até, pela dificuldade em arranjar emprego.

Para as pessoas transgénero, o problema não são elas, são os outros, de tal maneira que a ideação suicida atinge os 50%".

Uma reportagem do jornalista Emanuel Monteiro, com imagem de Pedro Pereira e edição de imagem de Miguel Freitas, para ver no programa "Alexandra Borges", esta terça-feira a partir das 20h30 na TVI.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.